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Como educador antes mesmo de me encontrar como escritor, sei que a arte é um componente intrínseco à educação.

Quem já acompanhou alguma aula minha como aluno(a), coordenador(a) ou colaborador(a), sabe que minha filosofia de ensino tem como princípio arrancar hipóteses, teorias e problematizações dos estudantes, e não simplesmente dar a eles as respostas.

Quando eu compus Adsumus, essa prática docente de instigação acabou inevitavelmente tornando-se uma prioridade também no meu lado escritor. Para tanto, nos meus contos, eu inseri simbolismos por meio de nomes, números e objetos, polêmicas por meio de temas e diálogos e representatividade por meio de personagens. Tudo isso porque eu acredito que a literatura, assim como a arte em geral, tem o poder de entreter, e divertir, mas também de poder incomodar, poder fazer refletir, poder fazer discutir. E, como uma ciência que envolve diversas áreas, ela não pode e nem deve ficar restrita às aulas de literatura. A arte das palavras e estórias pode ser trabalhada nas aulas de Português, Inglês, Espanhol, Filosofia e Sociologia, mas ela também pode ser objeto de estudo na aula de Geografia quando assuntos como imigração e classe social são levantados; na aula de história para comparação de como os traços de hoje se distanciam das características do período em que a estória é tratada; na aula de matemática com o raciocínio lógico, já que interpretação e coerência tem tudo a ver com inteligência matemática.

Eu pensei em cada discussão que poderia ser gerada a partir de uma simples fala, uma breve cena, mas confesso que, desde que abri o coração, ouvidos e olhos para cada interpretação advinda das minhas estórias, eu tenho me surpreendido positivamente com a constelação de ideias que meus leitores vêm levantando. Estou ansioso para ver as perspectivas que Adsumus pode levantar por um(a) estudante, uma turma, uma unidade de ensino.

É tentando alinhar todos os pontos citados que eu anuncio para vocês o projeto “Levando Adsumus para a sua escola”, uma proposta que visa desenvolver parcerias entre instituições e eu, o autor da coletânea de dez contos que discute temas como imigração, tecnologia, relacionamentos, sexualidade, gênero, racismo, porte de arma e muitos outros.

Para participar, basta fazer parte de alguma instituição como professor(a), pedagogo(a), coordenador(a), diretor(a) ou estudante e responder este questionário. A partir do formulário, entraremos em contato com você e um exemplar de “Adsumus” será doado à instituição a qual você faz parte, para que a comunidade já citada possa avaliar se a coletânea possui algo que possa ser trabalhado em algum projeto da instituição. Caso seja de interesse da equipe responsável pela instituição, eu, como autor e educador, irei desenvolver ações para que o projeto – dialogado com a realidade da instituição – seja provocante, estimulante e divertido.